"VIAJAR PELA LEITURA
Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!"
Clarice Pacheco
Quando eu comecei a aprender a ler, lia tudo, absolutamente tudo,
todas as letrinhas miúdas de uma propaganda, todas as placas de lojas
quando passeava de carro. Adoro ler, mas se a leitura não me interessa
eu perco logo a concentração e tenho certeza que assim são os meus alunos. Se
pedirmos para que eles leiam alguma coisa, se o assunto não lhes
interessa, mesmo que eles leiam mil vezes, não vão gostar e nem
entender, por isso procuro deixar os assuntos o mais interessante
possível para eles. Quanto mais interessante a aula estiver mais eles vão focar em mim e estando concentrados eles conseguirão entender melhor. Quando estou lendo uma história eu costumo entrar na história. Quando
tinha 9 anos, achei um livro que minha mãe havia lido na faculdade, "A
revolução dos bichos", era um livro um pouco complexo pra mim, na época
eu não entendi a mensagem, mas eu lembro que eu sabia exatamente a
forma, a voz e o jeito de cada personagem. Achei o livro fascinante,
desde então adoro ler, adoro livros. Ler aumenta nosso vocabulário, nos projeta a um mundo diferente, nos faz refletir.
Quando eu comecei a aprender a ler, lia tudo, absolutamente tudo, todas as letrinhas miúdas de uma propaganda, todas as placas de lojas quando passeava de carro. Adoro ler, mas se a leitura não me interessa eu perco logo a concentração e tenho certeza que assim são os meus alunos. Se pedirmos para que eles leiam alguma coisa, se o assunto não lhes interessa, mesmo que eles leiam mil vezes, não vão gostar e nem entender, por isso procuro deixar os assuntos o mais interessante possível para eles. Quanto mais interessante a aula estiver mais eles vão focar em mim e estando concentrados eles conseguirão entender melhor.
Quando estou lendo uma história eu costumo entrar na história. Quando tinha 9 anos, achei um livro que minha mãe havia lido na faculdade, "A revolução dos bichos", era um livro um pouco complexo pra mim, na época eu não entendi a mensagem, mas eu lembro que eu sabia exatamente a forma, a voz e o jeito de cada personagem. Achei o livro fascinante, desde então adoro ler, adoro livros.
Ler aumenta nosso vocabulário, nos projeta a um mundo diferente, nos faz refletir.
Vídeo 1 para reflexão: Importância da leitura e da escrita
Vídeo 2 para reflexão:Entrevista sobre o ensino de ciências
Vídeo 3 para a reflexão: Ciência e letramento na ficção científica nos anos iniciais de ensino.
APRESENTAÇÃO DO GRUPO
Os componentes do grupo que estão realizando o curso de Formação de professores de Ciências pela Rede Estadual de Ensino da Cidade de Santos, são:
ALANA DA SILVA MAIA DE OLIVEIRA: Tenho 22 anos e leciono desde o ano passado. Sou formada em Biologia Marinha na Universidade Santa Cecília. Leciono em 3 escola...rsrs, tenho 3 turmas de 6º ano na escola Lâmia Del Cistia e turmas de 1º, 2º e 3º anos nas escolas Waldemar da Silva Rigotto e Pastor Paiva, todas no Guarujá. Nas minhas aulas procuro falar a linguagem dos alunos, me aproximar ao máximo para que eles entendam e me deem abertura para conseguir transmitir tudo que preciso, acho que eles gostam bastante e eu também!
CILENE MARIANE ZANGRANDE: Tenho 30 anos, Bióloga com o título de Bacharel pela UNESP- São Vicente e licenciada pela
UNISANTA- Universidade Santa Cecília-Santos. Pós graduação: Ensino de biologia
realizado pela USP (Programa REDEFOR). Trabalho na rede Estadual de Ensino-
Santos.
SHANA CRISTINA DA SILVA:Tenho 32 anos, licenciada em Ciências Biológicas pela Unimonte . Trabalho na rede Estadual de Ensino - Cubatão/SP SILMARA PEREIRA DE MATOS: sou Bióloga com título de Bacharel e Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Cecília - Santos. Trabalho na rede Estadual de Ensino - Santos/SP.
DEPOIMENTOS SOBRE A LEITURA E ESCRITA EM CIÊNCIAS
Alana
Os textos científicos são bem vindos em todas as etapas, podemos moderar na complexidade deles. Nos primeiros anos usamos os textos científicos, assim vamos preparando-os para que nos anos finais eles já possam ler e entender os artigos.
Com textos e artigos científicos podemos instigá-los a formular hipóteses para determinadas dúvidas surgida tanto nos próprios textos como também em sala de aula.
Cilene
Quanto as competências leitora e escrita, posso afirmar que na disciplina de Ciências pode ser abordado inúmeras maneiras de trabalhar com o aluno: Desde pesquisas na internet, livros, jogos educativos, gibis ecológicos, lousa, livro didático, vídeos no youtube, etc.
Basta o professor ser o mediador das diversas metodologias, para que o aluno adquira a habilidade de manuseio e apresente a capacidade de construir o seu próprio aprendizado.
Shana
Estimular as competências leitora e escritora no estudo de ciências é fundamental para que com a auxílio das diversas fontes de acesso à informação, o aluno consiga compreender melhor o que é proposto naquela atividade, desperte sua curiosidade, e faça com que procure outras fontes de conhecimento.O professor precisa estar aberto a novas experiências podendo assim, mediar e facilitar a construção do conhecimento. Estimular o desenvolvimento dessas habilidades essencias, trará benefícios para qualquer disciplina contribuindo com a interdisciplinaridade.
O caderno do aluno de ciências apresenta muitos textos abordando linguagem científica, incentivando a leitura em sala de aula e em atividades para casa. São textos interpretativos que fazem com que o aluno tenha que ler e compreender para que possa responder as questões correspondentes, além de enriquecer seu vocabulário.
Silmara
Sem dúvida o aprendizado é potencializado pela escola por meio da leitura e escrita, por isso, devemos ter um trabalho em conjunto com os professores de outras disciplinas, para que os alunos sejam estimulados a ler, a fazer pesquisas, a escrever, a aprender a expressar a sua opinião e desenvolver seu senso crítico. Assim estaremos dando andamento na alfabetização e aprendizado do aluno.